top of page

A obra de Manuel de Barros

           A obra Poesia Completa, de Manuel de Barros, obra citada no vídeo, reúne vários livros do autor publicados até o ano de 2010. Tido como um dos poetas mais originais e mais importantes do Brasil, segundo a crítica literária, chegou a ser comparado com São Francisco de Assis, pelo filólogo Antonio Houaiss, pois “tem humildade diante das coisas”.

 

           No entanto, sua carreira não foi reconhecida imediatamente após começar a escrever.  O primeiro livro publicado de Barros, Poemas concebidos sem pecado, foi elaborado artesanalmente por 20 amigos, numa tiragem de 20 exemplares mais um, que ficou com ele. O poeta se tornou conhecido com o auxílio de outro autor, Millôr Fernandes, que, na década de 80, publicava a poesia de Barros em suas colunas.

 

           Hoje, Manuel de Barros é nacional e internacionalmente conhecido e possui obras publicas também na Europa.

 

           O escritor, nascido em Cuiabá, em 1916, tem como tema de sua poesia desde a natureza até o cotidiano, utilizando-se de neologismos e sintaxe remetida à oralidade, por causa destas peculiaridades, é chamado, no meio literário, de Guimarães Rosa da poesia, pela instabilidade semântica do uso das palavras, pois, como ele mesmo afirma “A única língua que estudei com força foi a portuguesa Estudei-a com força para poder errá-la ao dente”.

 

Referencia:

BARROS, Manuel. Poesia Completa. Sâo Paulo, Leya, 2010.

bottom of page